04 setembro 2017

O que posso fazer?

Vou presumir que o Whatsapp não é considerado uma rede social, apenas uma ferramenta (plataforma? funcionalidade?) de comunicação, como o Skype, mesmo considerando as eventuais diferenças. Não sou activo nas redes sociais (sou pouco mais do que um cadáver no Linkedin) mas uso o Whatspp, fazendo parte de alguns grupos. 

Volta e meia, como é normal, um elemento do grupo difunde qualquer coisa: uma imagem, uma fotografia, uma anedota, um video, um texto. Rimo-nos, usamos e abusamos do imojis, fazemos um ou outro comentário. Volta e meia surge qualquer coisa séria sobre política - Trump, Coreia do Norte, racismo, xenofobia, islamismo ou o horror ao islamismo, as perseguições a esta ou àquela minoria. Os comentário mudam então de tom: há mais silêncio, mas há frases que me parecem mais curiosas. Por exemplo, alguém que, face a um princípio de crise internacional, diz, "há muito tempo que digo [não sei o quê], mas ninguém me ouve...". Ou de alguém que, mais alertado, afirma com cautela e temor: "é preciso que tomemos atenção, porque houve o Hitler, o Stalin...". Outros ainda, mais sabedores, redigem meia dúzia de linhas sobre geo-estratégia, porque é preciso ensinar os ignorantes. 

O que significa "há muito tempo que digo [não sei o quê] mas ninguém me ouve."? Sobre que assunto é que alguém tem pretensões de ter qualquer coisa para dizer a um mundo que, de forma seguramente injusta, o ignora? Temos alguma veleidade nessa matéria? E o que significam os alertas para a existência de extremismos, de potenciais ditadores, de ódios a estes ou aqueles? Quando Trump ameaça destruir a Coreia do Norte, usando a linguagem que sabe, a que devemos estar atentos? E o que fazemos com a certeza de que Putin é um imperialista que quer ressuscitar a Santa Mãe Rússia?

Sou tradutor freelancer; trabalho em casa, satisfeito com essa opção. Vou à missa aos domingos, faço um pouco de voluntariado, convivo com família e amigos em doses decididamente inferiores ao que devia, entrego-me sofridamente à ginástica duas vezes por semana. Leio, estudo, tento ser boa pessoa e interessar-me por aquilo que me interessa. Usando a trilogia da Sophia, tento estar atento à poesia, ao amor e à santidade. Em que dimensão é que o mundo, face aos potenciais hitlers ou stalines, conta comigo? Aonde querem que me dirija, para fazer o quê? E como posso dar voz aos que, da sua casa com vista para um beco, falam o que ninguém ouve?

JdB        

2 comentários:

Laurus nobilis disse...

Caro JdB. Só nos resta fazer a nossa parte, tentando que a nossa atitude se replique... Assim, é suposto que cada atitude que assumimos se multiplique e atinja o maior número de pessoas possível; estas, em simultâneo, fariam o mesmo e o mundo seria francamente melhor... Nem sempre conseguimos, mas tentamos fazer a nossa parte. Como diz a minha melhor amiga, não vale a pena pensarmos em atitudes a muitos quilómetros de distância, quando à nossa volta podemos fazer um mundo melhor, junto das pessoas que nos rodeiam. Quanto aos facínoras que por aí andam, é um problema eterno da humanidade... Sempre existiram...

Um abraço
LN

JdB disse...

Meu caro Laurus Nobilis,
Obrigado pela sua visita.
Ainda hoje dizia a um amigo que, vencido pela tecnologia à qual sou alheio não conseguiu postar um comentário, que um gesto bom, junto do nosso próximo, vale mais pelo bem do mundo do que palavras inflamadas e de alerta no remanso de um sofá ou de volta de um copo de vinho tinto bom. O nosso próximo é sempre o mais próximo, e temos de nos preocupar com o que está ao alcance da nossa mão, junto daqueles, como disse bem, que nos rodeiam. Se fizermos isso talvez possamos sonhar com os favores em cadeia...
Um abraço,
JdB

Acerca de mim

Arquivo do blogue