03 outubro 2017

Duas Últimas

Tenho tiques de conservador. Tenho tiques de velho. E tenho tiques de pessoa que se imobilizou no tempo e que, por questões tão válidas como o seu oposto, não quer adaptar-se àquilo que uns chamam evolução, enquanto outro lhes chamam, depreciativamente, modernices

Vem este intróito a propósito de gastronomia e de uma conversa de há alguns dias com uma rapaziada que dobrou há pouco os 40 anos. 

No meu tempo - e não há conversa mais de velho do que dizer no meu tempo - um hambúrguer (é assim que se escreve em português) era um hambúrguer: um bife de carne picada, geralmente redondo, que se come frito ou grelhado, servido no pão ou em prato (fonte Infopédia); por outro lado, um gaspacho era um gaspacho: sopa servida fria, preparada com pão, tomate, pimento, cebola e alho, e temperada com azeite, sal e vinagre (mesma fonte, para economia de meios). Por isso, quando se pedia um hambúrguer ou um gaspacho sabíamos o que estávamos a pedir, e tínhamos uma legítima expectativa do que nos poriam à frente. Hoje é tudo diferente. Há hambúrgeres que não têm um grama de carne e gaspachos que são feitos de morangos, ou de cereja em cama de e com redução de. 

Evoluímos? Não, apenas mudámos a nomenclatura das coisas - e isto sem qualquer valor acrescentado, a não ser um exercício de criatividade linguística. É imobilismo querermos que um hambúrguer seja aquilo e que um gaspacho seja aquilo? Não, porque também não é imobilismo querer que uma cadeira se chame uma cadeira e um casamento seja um casamento. As palavras não valem todas o mesmo e, do ponto de vista da simplificação educativa, não podemos querer  que seja inócuo convidar um vegetariano a comer um hambúrguer: ah, não te preocupes, não leva carne, tem apenas pão me mafra e queijo philadelphia...

Deixo-vos com um gaspacho que não leva tomate e um gaspacho feito comme il faut.  La violetera, cantada por Nana Caymmi, brasileira, e por Sara Montiel, que imortalizou a música, num ano particularmente relevante.

JdB



Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue