07 dezembro 2017

Duas Últimas

A música que hoje aqui trago, "Não sou o único", é conhecida de sobejo e acompanha-me há muito. A autoria é dos Xutos & Pontapés, mas prefiro esta versão ao vivo, dos Resistência, contando no caso com o precioso contributo do guitarrista Pedro Jóia.

Tanto quanto sei, a letra é de Zé Pedro, guitarrista dos Xutos recentemente desaparecido.

Vi, sem espanto, as grandes manifestações de pesar pela sua morte. Desde as enormes filas nos Jerónimos, às presenças assíduas e generosas nos elogios do PR e do PM, passando pela enorme quantidade de pessoas que apareceram a "botar sentença" e pela histeria recorrente da comunicação social, tudo me pareceu mais uma vez bastante exagerado.

Sem espanto, porque é assim que os acontecimentos são tratados hoje em dia. Sejam eles sociais, políticos, religiosos ou de qualquer outra índole. O pensamento único/unanimismo e o bombardeamento da opinião pública imperam, saiba-se pouco ou muito (raramente) acerca do assunto em causa.

É o que digo aos meus filhos: leiam, instruam-se, para que possam formar opiniões próprias, tanto quanto possível livres e fundamentadas.

De Zé Pedro guardo a imagem de pessoa simpática e comunicativa, dedicada aos outros, dos seus solos de guitarra que ouvia com prazer. E não é para mim indiferente que fosse pessoa exactamente da minha idade, um entre muitos (penso que oito) irmãos, casado com uma senhora que conheci vagamente de outras guerras, digamos que "empresariais".

Relembrem e apreciem a música.

fq


Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue